Infraero conquista Certificação de Redução de Carbono para o Aeroporto Santos Dumont

A Infraero obteve nesta terça-feira (3) a Certificação no programa ACI Airport Carbon Accreditation (ACA) para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em cerimônia realizada em São Paulo. 

 

A Certificação é concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe (ACI-LAC) e é a única certificação de gestão de emissões de carbono específica para aeroportos no mundo que avalia e reconhece, de forma independente, os esforços dos terminais para gerenciar e reduzir suas emissões. 

O programa possui quatro níveis de certificação: Mapeamento (1), Redução (2), Otimização(3)/Neutralidade(3+) e Transformação(4)/Transição(4+), que buscam acompanhar os aeroportos em diferentes etapas no caminho para uma gestão integral de suas emissões de carbono. 

Os aeroportos podem participar voluntariamente da certificação, desde que haja o comprometimento em estabelecer metas e ações de redução de gases de efeito estufa. 

O Aeroporto Santos Dumont está no 1º nível, que é o de Mapeamento, onde são realizadas a identificação de fontes e a quantificação das emissões para que seja possível estabelecer ações e medidas de mitigação. O objetivo é ir evoluindo esses processos e avançando os níveis estabelecidos. 

Aeroportos mais sustentáveis 

A Política Ambiental da Infraero define as diretrizes, princípios e programas que consolidem a responsabilidade socioambiental da Empresa. 

A Companhia vem sendo destaque em ações concretas de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente, como do excelente rendimento no Programa Aeroportos Sustentáveis”, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

O programa avalia a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeroportos do Brasil. Nas duas últimas edições do Programa, a Infraero mostrou resultados crescentes com seus Aeroportos. Em 2021, confirmou o seu protagonismo no cenário nacional alcançando o título de aeroportos mais sustentáveis em 3 das 4 categorias do Programa.